domingo, 14 de março de 2010

Estrela Brilhante - 2009

Exposição de fotos Por Barbara Wagner

“O maracatu de baque solto ou rural foi a forma que os trabalhadores rurais dos engenhos encontraram de brincar o carnaval mantendo as tradições culturais vinda dos escravos. A diferença marcante entre ele o maracatu de baque virado ou nação (tradicional), se da principalmente pela ausência do rei e da rainha, porem ambos trazem uma gama de significados em todos os detalhes de suas manifestações”

Porem Barbara Wagner diferente de outros fotógrafos, prefere capturar “gente de verdade” pessoas “comuns” através de uma visão artística. Inclusive a amostra Estrela Brilhante, que atualmente esta em exposição no Instituto Cultural Banco Real, me impressionou, pois todas as fotos mostram os “caboclos de lança” (principal figura do maracatu rural) sem suas tão famosas indumentárias, as quais eles, tanto quanto qualquer outro pernambucano, tem tamanho orgulho, seria de esperar um carnaval de cores e formas, que o próprio ícone agrega, alem da própria necessidade de promoção.

Mas a fotografa fez uma ressalva sobre o fato de que a cultura de qualquer lugar hoje em dia, se tornou um objeto para promoção não apenas dos locais de sua origem, o que não esta de forma alguma errada. Mais o uso inadequado desses ícones culturais para promover qualquer coisa (vide: Não apenas eventos de cultura).

Esse ponto de vista realmente me fez querer conhecer mais o trabalho da artista, que ainda tem pouca idade porem grande bagagem, das quais mostras em varias capitais Brasileiras, e no exterior, Roma, Londres, China e ...

Então vale a pena conhecer um pouco dessas grande artista, e espero que gostem das fotos, P.S: Não foi possível tirar varias fotos da amostra mais deixarei também o link do Flicker de Barbara Wagner.

Serviço

Instituto CulturalBanco Real
Av. Rio Branco, 23
Bairro do Recife - PE
Tel: 81 - 3224-1110

Bibliografia

http://raizesdatradicao.uol.com.br/com.php?menu=3218&page_id=96

http://189.1.14.127/index.php/caderno-programa/550596?task=view

http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=309&textCode=885&date=currentDate

Barbara Wagner

http://www.flickr.com/photos/barbarawagner/

http://site.pirelli.14bits.com.br/autores/278

2 comentários:

  1. é esse caminho que vc tem que tomar!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ti, em falar nisso eu aconselho voce visitar essa exposição pois la voce pode ainda comparar os trabalho da fotografa, pois tera acesso um livro com varias fotos.

    ResponderExcluir